quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Restos na geladeira? Macarrão chique!

Como boa italiana não resisto a uma massa, mas macarrão é para mim, mais que outra coisa, aquele prato de última hora, que fica pronto rapidinho e que não precisa de muita frescura para ficar gostoso. Tem gente que diz que dá muito trabalho, mas eu acho que é exatamente o contrário: é um prato que em vinte minutos fica pronto e que, com uma pitadinha de criatividade, rende altos elogios! E essa receita é prova cabal do que estou dizendo. Sabe aquela noite em que a geladeira está quase vazia, quando dá a impressão de que nada combina com nada no armário da despensa? Pois foi numa dessas noites que esse pratinho foi criado. Marido elogiou e, modéstia às favas, os elogios foram merecidos, porque ficou saboroso e de encher os olhos! E tem mais: ele ainda acabou com aquele peito de frango assado que sobrara do dia anterior e com aquela caixinha de tomatinhos esquecidos no fundo da gaveta!


Para começar, enquanto a água para cozinhar o macarrão aquecia, cortei ao meio 200 g de tomates tipo grape, coloquei-os num refratário, temperei com um fio de azeite, pimenta do reino, sal e orégano. Aqueci os tomates no microondas, em potência alta, por 3 minutos, até que eles ficaram levemente murchinhos. Esse processo pode ser feito no forno convencional, mas demora um pouquinho mais. Com os tomates prontos, piquei bem fininho um punhado de folhas de salsinha, manjericão e tomilho (todas fresquinhas colhidas da minha horta!!). Coloquei as ervas num refratário onde coubesse também o macarrão, misturei a elas os tomates com o azeite do seu tempero e os restos picadinhos de um peito de frango assado cujas outras partes - mais suculentas e mais atraentes - foram devoradas 24 horas antes. Levei a mistura novamente ao microondas para aquecer, evitando assim quela sensação de macarrão quente com molho gelado.
Quando a água ferveu acrescentei um punhado de sal e meio pacote de macarrão tipo bavette (usei da Barilla) e deixei-o cozinhar até ficar al dente. Depois de uma rápida escorrida misturei os fios de massa achatadinhos ao molho que aguardava no refratário. E aí foi só misturar tudo, acertar o sal e correr para pegar a máquina fotográfica antes que o marido atacasse! 
Foi uma receita extremamente improvisada, mas ficou tão boa que mereceu ganhar uma espacinho no meu caderno de receitas e aqui no blog. Não vejo a hora de ter mais um peito de frango assado dando sopa na geladeira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário