segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Caderno de Leitura #2: Skoob

Como se não bastasse eu fazer um relatório dos livros que li no meu caderno GTD (que mostrei aqui), descobri recentemente uma rede social para arquivar minhas leituras e compartilhá-las com outros loucos por livros como eu. É o Skoob, um site genuinamente brasileiro, existente desde 2009, que conta com cerca de 850 mil usuários e que funciona como uma estante virtual. É possível criar um perfil ou conectar-se através de outras redes, como o Twitter e o Facebook, e compartilhar com os outros usuários informações sobre os livros que você já leu, aquele que está lendo, quais pretende ler e de quais abandonou a leitura, bem como escrever resenhas  e avaliar os livros lidos atribuindo-lhes de uma a cinco estrelas. Clicando na aba "Cortesias", o usuário tem a possibilidade de participar de sorteios: as editoras disponibilizam um determinado número de exemplares de um título para serem sorteados entre os participantes e os ganhadores recebem seu livrinho em casa, enviado diretamente pela editora. O Skoob pede apenas que os ganhadores leiam seus prêmios e compartilhem a resenha no site, de maneira que as editoras também possam ter acesso e assim utilizar a opinião do público para melhorar seu trabalho. O Skoob é mais que uma simples rede social: ele reúne pessoas com a paixão pela leitura em comum e vai além, colocando a disposição não apenas das editoras e dos escritores mas também dos leitores, o feedback dado por aqueles que já leram as obras. 
Fiz meu cadastro há pouco tempo e ainda não cadastrei todos os livros que li, muito menos todos aqueles que ainda quero ler, mas prometi a mim mesma fazer isso em breve. Essa minha demora em inserir as informações deve-se ao fato que apanhei um pouco no começo para lidar com a interface do site, que não foi nem um pouco intuitiva, pelo menos para mim. Talvez seja porque estou acostumada com outros tipos de página, mas fiquei com a sensação de ter de caçar o caminho para chegar à edição do meu perfil, por exemplo. Apesar desse contratempo, achei interessantíssima a proposta e - assim que me habituei com a estrutura de navegação - virei fã. Agora, além do blog, meus livrinhos queridos também terão seu espaço organizado no Skoob. Quem quiser saber mais a respeito deles, é só me seguir clicando aqui. Será um prazer ter a companhia dos leitores do blog nas minhas viagens através das páginas dos livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário