sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Um Luxo por Semana: Holambra

Esse luxo é daqueles que vale por bastante tempo. Algumas semanas pelo menos. Por isso a demora para a sua publicação e o tamanho desmedido do post!
Tudo começou numa noite de terça-feira, na mesa do jantar. Do nada marido olha pra mim e diz: "Vamos fazer uma viagem?". A mim, que adoro viajar e sobretudo conhecer lugares novos, só restou responder "Sim!!". Só que a viagem não estava programada e, por mais que eu tenha liberdade no escritório onde trabalho e meu marido, que é autônomo, possa tirar alguns dias de folga quando bem entender, um mínimo de organização fazia-se necessária. 
A primeira questão era "para onde ir?". Com uma criança e com um orçamento limitado, não daria para fazer uma viagem intercontinental. Nem internacional. Nem interestadual. Fui então pesquisar algum lugar pertinho para passarmos um fim de semana tranquilo - e baratinho - em família. Qual não foi minha surpresa quando descobri que justo no fim de semana que havíamos escolhido para viajar seria aberta a Expoflora 2013 em Holambra. Não tive dúvidas: falei com marido e o local estava escolhido!
Como não conhecia ninguém que pudesse me dar referências sobre pousadas ou hotéis, tive que confiar nas informações da internet. Procurei em alguns sites confiáveis, escolhi o Parque Hotel Holambra e fiz a reserva via e-mail, não sem o receio que sempre acompanha esse tipo de operação, mesmo quando tomamos todas as precauções possíveis. A chegada foi tensa, porque o hotel fica numa rua de terra e seu luminoso não é visível do asfalto. Só o encontramos graças às indicações de um caminhoneiro gentil. Mas todas as preocupações se dissiparam quando entramos: o pessoal foi muito solícito, o lugar é bacana, simples e honesto, tranquilo e silencioso. Nos instalamos e fomos jantar no Casa Bela, um restaurante encantador com cardápio variado e atendimento nota dez! Eu adoro experimentar pratos típicos do lugar que estou visitando e escolhi um Stampott a la Klass, um filé acompanhado de molho agridoce, três tipos de purê e couve de Bruxelas. Já o marido, mais tradicional, foi se Salmão Grelhado ao molho de Maracujá, com arroz e brócolis gratinado. Delicioso!

No dia seguinte pudemos desfrutar de um singelo mas acolhedor café da manhã no hotel, com direito à companhia dos passarinhos! Depois do café fomos para a Expoflora - sobre a qual eu já havia reunido todas as informações necessárias através do site. No caminho pudemos admirar a cidade de Holambra, com seus vasos de flores no meio da rua, limpa e bem cuidada. Ao chegarmos na feira, compramos o tíquete para o passeio turístico, que nos levou através das ruas holambresas até uma fazenda produtora de flores e foi possível ver o que esse ouro representa para a cidade. Visitamos o moinho dos Povos, andamos pela alameda principal e nos encantamos com  a ausência de muros ao redor dos condomínios. (suspiros...)



 De volta à feira vimos danças e... flores, muitas flores! Ficamos impressionados com a organização do evento, que coloca a disposição até um espaço exclusivo para os bebês, com cadeirões, fraldários e uma salinha para descansar. Visitamos a exposição de paisagismo - momento viagem-a-trabalho - e, já no fim da tarde e ultra cansados - fomos ver a famosa Chuva de Pétalas. Dizem que se você conseguir pegar uma pétala no ar, pode exprimir um desejo que ele certamente será realizado e eu, incentivada pelo marido, encarei a multidão (não é exagero) e consegui agarrar minha pétala!

Felizes com o dia - e com a pétala devidamente guardada - voltamos para o hotel para descansar e encarar a viagem de volta no dia seguinte. Mas não deixamos Holambra sem antes tirar muitas fotos na Lagoa da Praça Vitória Régia, almoçar no restaurante do Clube Fazenda Ribeirão e comer uma perfeita sobremesa na confeitaria Zoet en Zout - ou Confeitaria do Lago. Impossível não se encantar comendo um doce de chantilly com essência de flor de laranja ou chocolate com laranja, ainda mais diante de uma paisagem como a proporcionada pela lagoa.
Para encerrar o passeio, uma parada na rua turística, onde está localizado o restaurante Casa Bela do qual falei antes. À noite o lugar já é lindo, mas durante o dia,com o sol fazendo suas cores brilhar, a rua ganha um charme todo especial.

A volta para casa sempre me dá uma sensação de conforto, de retorno ao lar, mas Holambra é uma cidade que deixou saudades e boas lembranças. Sobretudo me deixou aquele sentimento estranho de querer para a cidade onde moro todas as coisas boas que lá existem: a beleza, a limpeza, a organização, a segurança. Se um dia vamos conseguir, isso não sei. Por enquanto começo fazendo a minha parte: casa arrumada, calçada limpa e jardim florido. Dizem que o exemplo inspira!

Um comentário: