terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lá da horta: macarrão com salsinha

Minha horta, apesar de modesta, está dando sus bons frutos. A colheita dessa vez foi de salsinha. Um maço generoso de folhas de um verde intenso, cheirosas, perfeitas para o tempero de macarrão vapt-vupt aprendido com a mamãe.
Essa não é bem uma receita: é uma daquelas misturas que fazem parte das minhas lembranças de infância, quando minha mãe temperava o macarrão numa tigela que também servia de saladeira. Ela enchia os pratos dela, meu e da minha irmã e meu pai, que na época gostava de comer direto desse recipiente, acabava ficando com a maior parte do molho - que por mais que mamãe mexesse o macarrão, insistia em se depositar no fundo do pote.
Para preparar essa iguaria, basta colocar um bom tanto de água salgada para ferver, onde o macarrão será cozido. Para esse tipo de molho é melhor escolher entre os vários tipos de "massas curtas", como fusilli, penne ou gravatinhas, mas se só tiver espaguete em casa, não se acanhe, pois fica bom também.
O tempo de cozimento da massa é mais que o suficiente para preparar os outros ingredientes: picar um maço de salsinha, cortar em cubinhos um bom tanto de manteiga (margarina nem pensar!!), ralar um bom tanto de queijo parmesão e misturar tudo numa tigela funda na qual também caiba o macarrão que, quando o macarrão estiver al dente, deve ser escorrido mas sem deixá-lo secar totalmente e colocado ainda quente sobre os outros ingredientes.

 Eu, por pura preguiça e teimosia, não misturei os ingredientes antes de jogar o macarrão e isso fez com que o queijo derretesse em bloco, tornando mais difícil sua distribuição. Para evitar esse tipo de incidente, basta misturar a manteiga, o queijo e a salsinha até formar uma pasta, e só então acrescentar o macarrão. Isso garantirá que os ingredientes abracem de maneira uniforme a massa. Lembro que minha mãe também acrescentava alho cru amassado, mas maridinho não gosta de lembrar do prato durante uma semana e por isso retirei esse ingrediente do preparo.

O resultado? Marido dizendo: "Nossa, amor, que delícia esse macarrão!! Porque você não o prepara mais vezes?". Não preciso dizer mais nada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário