segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Acabei de Ler: Uma História de Amor

Este livro não é nenhum lançamento nem é absolutamente um daqueles que se enquadraria hoje no rótulo de best sellers. Compra-lo em livrarias é quase impossível, mas com um pouco de sorte, talvez algum sebo ainda esconda um ou outro exemplar, como esse que eu peguei emprestado da minha irmã. Já foi lido por milhões de pessoas e quem sabe até por você, pessoa que está lendo o presente post.

É um livro bem fininho e seu enredo é fascinante de tão simples: o moço de família rica apaixona-se pela moça de família humilde e, apesar da opinião do pai dele, casam-se. O livro é tão curto que é uma tarefa árdua falar mais sobre seu conteúdo, pois corre-se o risco de contar o livro inteiro, inclusive seu final. É uma literatura completamente diferente do que tenho lido ultimamente, com o protagonista - Oliver Barret IV - contando os fatos sempre na primeira pessoa, como num diário, onde os acontecimentos são narrados em sequencia cronológica, dia após dia. É tudo muito simples e mesmo assim consegue ser intenso e capturar tanto a atenção do leitor que não é impossível lê-lo de uma vez só. É um recorte claro da vida dos personagens que representa talvez o período mais importante de suas vidas, onde o que conta é o presente. O passado existe, deu origem a essas pessoas, mas não precisa ser necessariamente revirado e o futuro... Bem, no futuro ninguém sabe o que acontecerá, pois o livro termina justamente quando se encerra essa fase da vida de Oliver e Jennifer. Não ficam brechas, nem caminhos abertos, nem pontas de estória soltas, pois o livro tem um começo, um meio e um fim claríssimos. Um pouco desse futuro foi contado em A História de Oliver, que li há muito anos e que pretendo reler, entusiasmada pela leitura de Uma História de Amor.


Depois que terminei de ler o livro fui procurar mais informações sobre obra e autor e fiquei impressionada ao saber que Love Story foi escrito no comecinho dos anos 70 por um jovem Erich Segal, que na época tinha apenas 32 anos. Em um momento de libertação, de reviravoltas políticas, de liberdade sexual, de discursos apaixonados, Segal escreve um livro que exala amor em todas as suas páginas, do começo ao fim. E que fim! Diferente de todos os clichês da época, mas que não vou contar para não estragar a leitura daqueles que porventura se interessarem.

Ah! Informação adicional: o livro deu origem a um filme com o mesmo nome, que ainda não vi, com Ryan O'Neal no papel do personagem principal e o sucesso das duas obras deu a seu autor fama e dinheiro. A História de Oliver também foi filmada, mas não obteve tanto sucesso quanto Love Story, que arrebanhou uma legião de fãs apaixonados por ele e por sua trilha-sonora, cuja música principal pode ser ouvida clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário