quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Um Luxo por Semana: Tempo

Já falei mais de uma vez aqui sobre o tempo. Ele parece ter se tornado um dos bens mais preciosos e mais escassos que o ser humano pode possuir e acredito que em grande parte por culpa do próprio ser humano. Vivemos num ritmo frenético, sempre cheios de compromissos e o pior é que muitas pessoas se orgulham disso, como se ter uma agenda cheia fosse sinônimo de alguma coisa. Tem gente que chega a marcar na agenda um horário para ter "tempo livre"!

Eu, que sempre gostei de realizar várias atividades ao mesmo tempo, comecei a rever meus conceitos depois que minha filha nasceu. Para manter minha sanidade mental, continuo fazendo várias coisas, mas durante a semana, quando minha filhota chega em casa largo o que estou fazendo para ficar com ela até a ora dela dormir. Não importa se vai demorar quinze minutos ou três horas para chegar a hora dela ir para a cama, importa a qualidade do tempo que passo com ela, que também é um tempo meu, que tiro para reabastecer de energia corpo e alma. 

E foi graças a esses momentos - às vezes pequenos, às vezes nem tanto - que aprendi a também aproveitar outros instantes, a fazer deles pequenos luxos, a aproveitar cada segundo disponível para fazer algo que me dê prazer. Foi o que fiz no fim de semana que passou: fui logo cedo com a minha irmã e minha filhota até a floricultura, comprei algumas mudas de temperos e de flores e à tarde dei a todos eles uma nova casa, em vasos maiores, em terra fofa e adubada. Aproveitei também para limpar e adubar os vasos que andaram abandonados nas últimas semanas, usei os pequenos vasinhos das mudas compradas para semear alface, mostarda, pimenta e tomates que, assim que brotarem e ganharem um tamanho razoável, serão devidamente transplantados para floreiras espaçosas. E fiz tudo isso com a minha filhota do meu lado, acompanhada por uma mamadeira de suco, ora sentadinha na cadeira do meu lado olhando curiosa o que eu fazia, ora explorando o quintal à procura de algo para brincar.


O resultado desse luxo da semana? Vasinhos novos para enfeitar a casa e lembranças inesquecíveis para enfeitar minha memória. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário