segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Viajar com bebê: o que levar?

Faz um bom tempo que este blog está sem receber nenhum novo texto, um pouco por falta de organização da minha parte e muito por falta de tempo causada por um grande volume de trabalho, alguns tropeços com a saúde e mudanças das quais devo falar em breve. Mas aqui estou eu novamente e volto logo com um post sobre organização!
Já falei aqui que eu adoro fazer listas e acho que não foi uma única vez. Adoro mais ainda quando a lista está toda riscada, cheia de "ok", sinal de que a tarefa foi cumprida. Algumas pessoas acham que sou neurótica por usar tanto essa ferramenta. Posso até ser, mas essa minha neurose me dá uma tranquilidade inimaginável, sobretudo quando tenho pouco tempo para fazer alguma coisa e o nervosismo gerado pela situação certamente me levaria a esquecer algo, não fossem minhas listinhas adoradas. 
Foi assim quando viajamos para Holambra, há pouco mais de um mês. Como disse no último post, foi nossa primeira viagem com a pequena e com uma criança de um ano, não podia me dar ao luxo de esquecer alguma coisa em casa. Também não seria legal perder tempo procurando farmácias e lojas de artigos para bebês num fim de semana de descanso, né? Por isso, antes de começar a arrumar a mala, tratei de fazer uma lista com tudo aquilo que precisaríamos levar para a pequena, valendo-me para tanto não só da minha experiência mas de um bom passeio por páginas na internet. Encontrei muitas listas, de diversos tamanhos, com diversas orientações sobretudo muitas repetidas, o que dificultou muito identificar quais os verdadeiros autores das páginas. Para não cometer injustiças - e porque elaborei uma lista adaptada à realidade da minha filhota - prefiro não linkar o material que encontrei.
Antes de mais nada tratei de manda um e-mail para o hotel escolhido para saber se eles tinham um berço disponível porque não temos um berço de acampamento e nem caberia um no nosso carro. Eles me responderam que até tinham, mas não estava em bom estado, e que de qualquer modo no quarto havia duas camas. Eu e maridinho optamos então por juntar as camas, colocar a pequena para dormir conosco e deu super certo!
Outra coisa importante era saber se a cozinha do hotel funcionava 24 horas por dia e se podíamos contar com ela para aquecer o leite caso precisássemos. Mais uma resposta positiva.
Como disse, montei a lista do que levar e fiz um apanhado pensando no que eu realmente uso no dia-a-dia, evitando assim carregar peso e volume a toa. Ainda assim devo dizer que muitas das coisas que levei acabei não usando (como boa parte das roupas e o termômetro), mas sou daquelas pessoas que acreditam piamente que uma mulher prevenida vale por duas, sobretudo se ela for mãe de uma bebê de um aninho!
A minha lista, para três dias de passeio, considerando previsões meteorológicas instáveis, ficou assim:

  • 06 calças, 06 camisetas e 03 blusas de frio - usei dois terços dessa quantidade, mas lembro que é impossível prever o quanto uma criança pode se sujar
  • 01 pacote de fraldas dia e 01 pacote de lencinhos umedecidos - preferi levar logo um fechado de cada do que ficar fazendo contas
  • pomada para prevenir assaduras - está sempre junto com as fraldas
  • fraldas de pano - várias, não ocupam espaço e são úteis em várias ocasiões 
  • 02 mamadeiras uma para leite e outra para água e suco
  • 01 lata de leite em pó - assim como para as fraldas, preferi  pecar por excesso
  • loção repelente e protetor solar - mosquitos e raios de sol podem estragar passeios!
  • cobertor e travesseirinho - levados por pura precaução, pelo "cheirinho", mas no nosso caso sequer foram usados
  • toalha - daquelas forradas com tecido de fralda, que não arranha a pele do bebê e que hotéis não costumam disponibilizar
  • shampoo, sabonete e pente
  • termômetro e antitérmico (receitado pelo pediatra) - nunca se sabe quando a temperatura de um bebê pode subir, ainda mais numa viagem
  • soro para o nariz - com o tempo seco como estava, é indispensável
  • sandálias, tênis e meias - a pequena estava dando seus primeiros passinhos!
  • brinquedos variados - muito úteis quando voltávamos para o hotel. Criança sem brinquedo vai procurar algo para se divertir até encontrar...
  • frutas e biscoitos - optei por biscoitos de polvilho, que a pequena adora acho que mais pelo croc-croc na hora de morder do que pelo sabor e por bananas, que a pequena devora segurando com as mãos (sempre com supervisão!).
  • carrinho de bebê - esse é o item que mais ocupa espaço, mas é indispensável para os passeios.
  • comidinha pronta - Sim, optei por levar dois potes com comidinha pronta numa bolsa térmica, com arroz, feijão, cenoura, batata e carne. Achei melhor ter esse trabalho antes de viajar do que contar com comidas de restaurantes, que nem sempre são adequadas para bebês.
Tudo isso foi na mala. Nos passeios, sempre levávamos uma mochila com água, mamadeira, fraldas, trocador, lencinhos e mudas de roupa e o carrinho foi nosso grande aliado para transportar não so a baby mas também seus pertences.

Além disso é importantíssimo não esquecer os documentos: certidão de nascimento, cartão do plano de saúde e cartão nacional de saúde são imprescindíveis!

Essa lista será a minha base para próximos passeios, não sem sofrer a devida revisão todas as vezes. Confesso que dá um pouco de trabalho, mas a tranquilidade de ter tudo à mão mesmo longe de casa compensa o esforço!






Nenhum comentário:

Postar um comentário