segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Yes, nós temos bananas!

Ter pés de fruta em casa é uma delícia, o problema é quando chega a estação da tal fruta e todas resolvem amadurecer de uma vez só. É o que acontece com as bananeiras plantadas no quintal do meu pai. Ele fica super feliz quando os cachos começam finalmente a aparecer, mas depois, junto com as frutas maduras, vem aquela necessidade de consumi-las rapidamente antes que apodreçam. E aí mamãe me liga para perguntar se eu vou passar na casa dela no fim da tarde porque, como ela diz, “tem uma sacola de bananas pra você levar”. Nós duas saímos no lucro: eu ganho um tantão de fruta docinha e ela aproveita para encher a neta de beijos!

Pois foi isso que aconteceu essa semana. Eu ganhei um montão de bananas e, por mais que minha pequena adore “mãma” eram bananas demais para simplesmente pica-las para uma salada de frutas ou amassa-las para o café da manhã da filhota.

Uma parte (a maioria) foi para o freezer, picada, para logo logo se transformar em sorvete ou vitamina e a outra parte foi para a torta que marido tanto adora. Faz tanto tempo que tenho essa receita que não consigo lembrar onde a consegui nem quais foram as alterações feitas na lista original de ingredientes. Só lembro que fui testando e anotando. É uma receita extremamente simples, onde a maior dificuldade é descascar as bananas, que também podem ser substituídas por maçãs fatiadas, aumentando um pouquinho o trabalho na hora de preparar a fruta.



TORTA DE BANANA DE FAROFA

10 colheres (de sopa) de farinha de trigo
10 colheres (de sopa) açúcar
1 colher (de sopa) de fermento químico em pó
2 colheres (de sopa) de margarina
4 ovos inteiros
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha
8 bananas pequenas ou 6 médias (aproximadamente) cortadas em rodelas

Misture os ingredientes secos e a margarina até formar uma farofa. Unte uma forma com um pouquinho de margarina para não grudar e forre-a com metade da farofa. Espalhe as rodelas de banana e cubra com o restante da massa.  Numa tigela (pode ser a mesma que você usou para a farofa) bata os ovos até ficarem bem líquidos misture o leite e a baunilha. Despeje essa mistura uniformemente sobre a torta e leve ao forno pré-aquecido a aproximadamente 180 graus por 30 minutos.

Já testei algumas variações e todas deram certo: trocar as bananas por maçãs fatiadas ou misturar as duas, colocar um pouco de uva passa sobre a fruta, misturar um pouquinho de canela na massa, colocar uma mistura de açúcar e canela sobre a torta depois de pronta e, coisa que fiz dessa vez, acrescentar uma colher (mais ou menos generosa, depende do seu gosto) de chocolate em pó aos ingredientes secos. 

Tenho mais algumas ideias e, assim que elas forem testadas, conto para vocês o resultado. Buon appetito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário