segunda-feira, 23 de julho de 2018

Bolo de maçã!

Olás! Este post é dedicado especialmente a todos aqueles que curtiram a foto no Facebook e no Instagram quando a postei uns dois meses atrás, a todos aqueles que me pediram a receita e a todos os outros que estão lendo este post 😊. Fiz essa torta de maçãs para um almoço de domingo. Fiquei incumbida de fazer a sobremesa, tinha algumas maçãs enrugadinhas demais para serem comidas cruas e uma receita que eu havia salvado no meu álbum Caderno de Receitas do Pinterest. Como eu queria preparar algo diferente mas que não desse muito trabalho, já que não curto muito aquelas receitas que, apesar do resultado ficar delicioso, precisam passar por mil etapas, pedem o uso de centenas de utensílios, sujam a cozinha e demoram uma eternidade para poderem ser comidas. 
Nessa torta o que dá mais trabalho é fatiar as maçãs. Na foto original da receita tudo era tão perfeito que eu podia tirar uma todo das minhas fatias e postá-las ao lado daquelas com a famosa legenda "expectativa X realidade". Com as maçãs murchinhas usar um fatiador tipo mandolin era impossível então foi na faquinha mesmo. Cada pedacinho saía de um tamanho, de uma espessura e de uma largura. A vozinha interior que dizia "não vai dar certo, láláralálálá" não queria se calar e eu tentei ignorá-la. Deu certo! Quando a torta saiu do forno e mais tarde, quando a desenformei, percebi que perfeccionismo no corte das maçãs é desnecessário: ela fica linda de qualquer maneira!


A foto não faz jus à torta. Foi tirada sob pressão da família que queria atacar logo o primeiro pedaço!

Para encurtar o caminho, transcrevo a receita. Mas vale a pena uma visita ao blog Aqui na Cozinha, da Patty Martins. É recheado de delícias!

BOLO DE MAÇÃ

Ingredientes
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 maçãs descascadas e picadas
2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura
3 maçãs descascadas e fatiadas finas
gotas de limão
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, as 2 maçãs picadas e o açúcar, bata bem. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a canela e vá acrescentando aos poucos o líquido do liquidificador e mexendo. Por último acrescente o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
Por cima da massa polvilhe um tiquinho de farinha de trigo (veja a foto) e arrume as fatias de maçãs e as passas. Leve ao forno preaquecido no médio (uns 180 graus). Deixe o bolo dourar e espete um palito se sair limpo, o bolo já está bom.
Depois deixe o bolo esfriar para desenformar. Vire o bolo sobre um prato e depois vire novamente em outro prato assim ele ficará com as maçãs para cima.
Polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário