segunda-feira, 18 de maio de 2015

Acabei de Ler: Playbook - O manual da conquista

Olás!

Ultimamente estou lendo muito e estou muito feliz por conseguir essa façanha apesar de todos os compromissos, Tenho várias resenhas em atraso mas garanto que está tudo devidamente anotado, aguardando apenas uma brechinha para sair das páginas do caderno e vir para as páginas do blog.

Para começar o desafio #vamosdiminuirafila venho com um livro engraçadinho.

Parênteses: Cara leitora, não continue a leitura do texto se na sua opinião "André fez o jantar" como nome de esmalte é uma ofensa às mulheres e uma bandeira do machismo a ser derrubada pelas feministas de plantão.

Continuando....

Já falei aqui da série How I Met Your Mother, lembram? Pois bem, um dos autores do livro de hoje é Barney Stinson, o garanhão (ou metido a tal) da turma de cinco amigos que protagonizam os episódios. O outro autor, que também merece aplausos, é Matt Kuhn, que também escreveu cerca de 50 episódios da série. Fã que sou, não resisti quando vi a propaganda de Playbook: o manual da conquista  em um site e corri para encontrá-lo pelo melhor preço. Ele ficou na estante de casa até o dia em que, depois de terminar de ler um livro de 737 páginas (do qual vou falar logo logo), me deu vontade de pegar um livro fininho, leve em todos os sentidos, e de rápida leitura.



Não é uma história contada, mas sim uma série de fichas técnicas, devidamente organizadas por dificuldade e aptidão do candidato sobre como conquistar uma mulher. Mas que fique aqui bem claro: conquistá-la não significa casar-se com ela. O objetivo é bem outro. Nessas fichas os autores dão o Índioce de Sucesso, o Público-alvo, os Pré-Requisitos, o Tempo de Preparação e os Pontos Negativos e cada técnica de conquista tem um nome: O Jogador de Beisebol, Baby Sitter, Nasa-S, Eu Consigo Pousar Este Avião são alguns dos títulos das fichas. Dá pra imaginar o que espera o leitor, né?



É muito engraçado ler o livro e ao mesmo tempo ficar imaginando a cara do Barney tomando foras e mais foras como resultado de abordagens a dizer pouco inacreditáveis. Claro que, mantendo vivas todas as características do personagem, os autores tratam as mulheres como objetos manipuláveis, muitas sem vontade própria e outras tantas sem sequer capacidade de raciocínio.  De tão absurdo, fica engraçado. Ainda mais sabendo quais são as consequências dessas cantadas nos episódios da série.




É uma leitura leve e descontraída e nada impede que ela aconteça aleatoriamente e não na sequência numérica das páginas, visto que o livro, como já disse, é composto por fichas curtas, de uma ou duas páginas. Mais que um livro, é uma conversa na mesa do bar de um "Bro" mais experiente (Barney) com um "Bro" menos experiente (no caso você, leitor), dando conselhos e dicas sobre como terminar a sua noite com "saldo positivo".



Considerando que eu sou muito bem casada e, mesmo que eu não fosse, as técnicas não se aplicam a alvos do sexo masculino, acho que será impossível dizer se elas funcionam ou não na vida real para conquistar alguém. Mas garanto que para divertir quem as lê, funciona um bocado!

FICHA TÉCNICA

Título: Playbook - O manual da conquista
Autor: Stinson, Barney & Kuhn, Matt
Editora: Intrínseca
Ano da edição: 2015
Idioma original: Inglês
Prêmios: - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário