terça-feira, 2 de julho de 2013

O Tempo

Estou mais ausente do blog do que eu gostaria. Muito mais. Mas muito mais MESMO. As idéias para novos posts pipocam na minha mente, a ponto de visualizar a foto que quero tirar para ilustrar o post e de falar em voz alta as frases que eu quero escrever. Aí ou eu não estou usando o computador, ou não tenho um caderno perto, ou escrevi o texto e não consegui tirar a foto, ou tirei a foto mas nada de texto. Faltou-me tempo. 
Tempo. Sempre ele. Foi e continua sendo tema de debates, filmes, músicas, filosofias: sua relatividade, sua necessidade, seu preço. Pois eu também venho pensando muito a respeito dele e a frase que não me sai da cabeça é a que ecoa no cérebro de muita gente: eu não tenho tempo.  Pensar tanto nessa frase me levou a fazer perguntas óbvias:
"Como fazer as coisas em menos tempo?"
"Como dar conta de fazer tudo o que eu tenho para fazer no tempo que eu tenho disponível?"
"Como posso ganhar mais tempo no meu dia-a-dia?"
Buscar essas repostas só me fizeram entrar num processo louco de tentar fazer as coisas com o cronômetro do lado, como um corredor que precisa desesperadamente diminuir o seu tempo para bater o recorde mundial. Pra? Pra encaixar mais coisas ainda para fazer na minha rotina já cheia de tarefas o que não necessariamente significa que consigo fazer tudo aquilo que realmente preciso.
Pode isso? Não, não pode!
Então a pergunta mudou: o que eu faço com o meu tempo? Analisei muito criticamente tudo aquilo que faço durante o dia e a maneira como faço as coisas, a quantidade de tarefas inúteis que invento de fazer, o tempo que perco arrumando coisas que deveriam estar organizadas. Sim, porque organização e arrumação são duas coisas bem distintas. Segundo Thais Godinho, do blog Vida Organizada, "Organizar é encontrar soluções, não arrumar. A gente arruma quando já pensou na organização e deixou tudo pronto para arrumar no dia a dia". Pois bem. Eu achava que estava organizando, quando na verdade estava apenas arrumando. E bagunçando. E arrumando de novo. Isso sim me faz perder tempo! Sobra-me menos tempo para fazer o meu trabalho, menos tempo para curtir minha família, menos tempo para cuidar de mim e menos tempo para cuidar do blog! A dupla bagunça-arruma é apenas uma das ladras do meu precioso tempo, talvez a maior delas. Há outras que, tenho certeza, ainda vou identificar e que pretendo exterminar sem dó nem piedade.
E como toda caminhada começa com um primeiro passo, aproveitando que hoje é o segundo dia do novo semestre (tem gente que faz resoluções de Ano Novo e tem gente que faz resoluções de Semestre Novo, oras! Ou só eu??) prometo gastar o meu tempo com as coisas que realmente são importantes para mim e que podem fazer diferença na minha vida e quem sabe, na vida de outras pessoas. Dizem que promessa de Ano Novo ninguém cumpre. Alguém já tem alguma estatística sobre promessas de Semestre Novo??  

Nenhum comentário:

Postar um comentário