sexta-feira, 17 de maio de 2013

A roda da vida não para de girar

Trabalho, amigos, amor, filhos, lazer, finanças, espiritualidade, saúde, blog, aparência, fome, sono, etc., etc. tudo ao mesmo tempo e agora: assim gira a roda da vida. Ela gira como um disco de vinil que para poder tocar a música precisa estar em movimento, às vezes riscado, mas em movimento. Se colocarmos o dedo num ponto do disco, ele para de girar e assim para de tocar a música. Por mais que a gente queira, não se pode pretender que uma parte do disco fique parada enquanto outra(s) continuam girando e assim também funciona com a vida. Há momentos em que tudo que queremos é poder dar um pause, de modo a poder resolver os problemas acumulados sem que outros compromissos, tarefas e responsabilidades se amontoem sobre nossas cabeças.  Infelizmente a coisa não é tão simples assim: nossos filhos não têm botão liga/desliga que pode ser pressionado porque temos uma faxina a fazer, nossa saúde não pode esperar que o trabalho esteja entregue para receber os cuidados necessários... Somos hoje seres - homens e mulheres - multitarefas. Desempenhamos vários papéis ao mesmo tempo e para isso criamos mecanismos e rotinas para que cada personagem entre em cena no momento certo. 
Quando tudo está bem, é relativamente fácil manter o equilíbrio e a rotina, mas quando alguma coisa ruim acontece temos a sensação de que está tudo desmoronando, como num dominó. E então percebemos a falta de um plano B, da capacidade de reorganização e até de calma e lucidez para pensar e resolver os problemas. Eu, além de todas essas coisas, também percebi o quanto de cada aspecto da minha vida ando procrastinando e quanto prejuízo isso me trouxe. 
Com a filosofia do "ah, tenho tempo ainda", fui deixando as coisas para depois, resolvendo-as mais demoradamente que o necessário, me dedicando pela metade a cada tarefa e consequentemente executando-a no dobro do tempo. Aí algo acontece: um probleminha de saúde na família. Nada absurdamente grave, mas a prioridade e a urgência passam a ser uma só: cuidar de quem necessita. É o certo. Tudo se resolveu da melhor forma possível e o que tinha de ser curado, curado foi. Mas agora que o furacão passou, que a poeira abaixa, percebo a bagunça que ficou no resto, o trabalho acumulado, as tarefas não cumpridas, os prazos estourados e o caos instalado. Vamos arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo, penso comigo. E me prometo não mais deixar para depois o que posso fazer agora. Afinal, a roda continua girando, como diz a música, "apesar de você, lalaialalaiá..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário