quarta-feira, 24 de abril de 2013

Iniciando um novo projeto: Aquarelas


Comecei, finalmente, o meu tão desejado curso de aquarela. Há muito tempo eu queria fazer um curso na área de desenho e/ou pintura, para fugir um pouco do mundo computadorizado dos desenhos técnicos, mas a oportunidade nunca havia surgido. Até que apareceu esse curso com a CrisKimi, pessoinha multifunção, dona do blog Snak in Box e autora de obras inspiradoras.
A aquarela me fascina por sua personalidade no momento da execução e pelo tanto de paciência que ela extrai de seus executores: preparar a tinta, acertar a intensidade do tom, pintar o papel e esperar secar são todas ações de um processo não indicado para pessoas afobadas. A aquarela tem o tempo dela para acontecer, e se conseguir respeitar esse tempo, o autor certamente conseguirá resultados a dizer pouco interessantes.
Durante a primeira aula minha mente se esvaziou completamente, entregue àquele ato de testar movimentos do pincel no papel, de perceber a transparência da tinta, de descobrir quais as consequências da quantidade de água usada, de simplesmente ignorar a tentação de representar algo concreto no papel e apenas fazer o pincel correr, ora em círculos, ora em linhas, mais ou menos compridas.

Na aquarela - como a Cris diz - não há como voltar atrás e por mais que você jogue água, sempre restará no papel uma sobra do pigmento que ali foi colocado e confesso que para alguém como eu essa perspectiva é bastante incômoda, para não dizer assustadora. Esse será meu desafio: me dar o direito de errar na cor e perceber como posso extrair algo de positivo daquela pincelada aparentemente errada. Será? Aguardemos cenas das próximas aulas!

Um comentário:

  1. Que lindo seu post!
    E esse cabeçalho ficou lindooooo!
    Ai que orgulho de vc!!!
    Te amo!!!

    ResponderExcluir