Antes do post começar de verdade
devo dizer que ele foi escrito na época do Natal, mas não consegui posta-lo na
época certa. Ele está sendo publicado agora na sua forma original e por isso as
referências temporais não fazem muito sentido quando lidas às vésperas do
Carnaval. Mas luxo é luxo, então vamos ao texto!
Com a vida entrando nos eixos
novamente, recomeça também meu projeto “Um luxo por Semana” e a reinauguração é
em grande estilo, com presentinhos da Trussardi!
Vamos começar do começo. Há cerca
de duas semanas, num lindo sábado de manhã estava em casa e meu celular tocou.
Era uma moça gentil e simpática, da loja Casa & Aconchego que ligara me convidando
para conhecer a loja e o espaço da Trussardi – marca maravilhosa de itens de
cama, mesa e banho – que disponibilizara para alguns arquitetos da cidade
pequenos mimos. E eu, que como você e mais um zilhão de pessoas, adora ganhar
um presentinho, anotei a visita na minha listinha de coisas a fazer.
Aproveitei então o fim de tarde
da sexta feira e lá fui eu. Fui recebida pela mesma moça do telefonema, Paula,
tão simpática pessoalmente quanto por telefone, que me mostrou a loja inteira,
começando pelo espaço que a Trussardi montara para expor suas peças, os
edredons, as toalhas bordadas, os travesseiros e as fronhas com uma estampa
mais atraente que a outra. Não observei detalhadamente item por item, mas uma
rápida olhada já deu uma boa ideia da qualidade dos produtos, sem falar na
sensação de aconchego que a textura macia e envolvente dos tecidos proporciona.
Fiquei encantada com as toalhas de lavabo com bordado vazado: um desenho retrô
de casa de avó que é capaz de transformar qualquer banheirinho sem graça num
ambiente charmoso.
Paula, sempre sorridente, me
levou então para conhecer o mezanino, onde estão expostos tapetes, almofadas e
mantas. Os tapetes estão organizados em pilhas por modelo, disposição que não
dá destaque às peças, mas a vendedora me contou que coisas vão mudar por lá...
e eu não vou contar o que é, mas posso adiantar que os tapetes agradecerão
imensamente e os clientes também! As almofadas estão em parte espalhadas sobre
os tapetes e em parte organizadas numa grande estante branca, de uma maneira
que fica bem fácil enxergar as estampas sem confusão e sem a interferência de
outras cores e texturas.
De volta ao térreo ganhei um café
e mais alguns minutos de boa conversa, enquanto aproveitava para dar mais uma
olhadinha das estantes que abrigam as peças infantis, as natalinas e os
aromatizadores de ambiente. Nesse passeio pela loja, encontrei – finalmente –
tapetinhos para colocar na porta da minha casa, vermelhos, lindos, charmosos e
com um preço super honesto e também um presentinho de Natal daqueles que eu
nunca havia pensado em comprar, mas que quando vi achei simplesmente perfeito.
Resta torcer para que o(s) destinatário(s) goste(m).
No caixa outra moça sorridente me
atendeu (falha minha, não perguntei seu nome) e me entregou o mimo. O mimo. Ah,
o mimo! Fui sem muita esperança, achei que seria um brindezinho, tipo um micro
sachê aromatizante ou uma mini toalha de mão do tamanho de um guardanapo
fechado, mas me enganei. Recebi um lindo pacote em azul e prata contendo um kit
da Trussardi, com shampoo, condicionador e loção corporal, todos miniaturas com
um cheirinho delicioso!
Saí encantada da loja, não apenas
por sua beleza e pela qualidade dos produtos oferecidos, mas pelo atendimento e
pelo cuidado com o cliente. Alguns podem dizer que eles só fazem isso porque
querem ganhar dinheiro. E qual seria o objetivo de abrir uma loja se não o
lucro? A diferença é que alguns sabem como fazer isso e se empenham para manter
a qualidade do atendimento, treinando seus funcionários, colocando uma máquina
de café expresso a disposição dos clientes, ligando para aqueles que ainda não
são clientes para convidá-los a conhecer a loja e a retirar um presente. Essas
atitudes, assim como outras das quais os profissionais da área de marketing
podem falar muito melhor, não apenas conquistam o público alvo e fidelizam os
clientes, que adoram quando são tratados com exclusividade, mas mostram como
estes comerciantes, gerentes e vendedores encaram seu papel com
profissionalismo, seriedade e dedicação, para fazer o que fazem bem feito. E aí
o círculo fecha: o cliente fica feliz e compra, o lojista ganha e fica feliz e
sorridente, atende bem o cliente que fica feliz e compra e assim por diante.
E eu já decidi: ao invés de ficar
só reclamando daquelas lojas onde sou mal atendida, vou visitar com mais
frequência lojas como a Casa & Aconchego. Porque Luxo é bom e todo mundo
gosta!
PS: Entreguei o presente de Natal
e o recebimento veio acompanhado de largos sorrisos, sinal de que agradou.
PS2: Voltei à loja para comprar
outras coisinhas e o atendimento continua tão bom quando às vésperas de Natal.
PS3: Este post não é um
publieditorial.
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