sábado, 27 de julho de 2013

Um Luxo por Semana #1: Esmalteria Carola Monteiro

Cresci vendo minha mãe ter orgulho de suas mãos lisinhas e de suas unhas compridas e afuniladas e certamente isso influenciou a paixão que hoje eu tenho por lixas e esmaltes. Fui com o tempo aprendendo a cuidar das minhas unhas em casa, prestando atenção ao trabalho das manicures e ficando de olho em todas as notícias e novidades a respeito (sou fã do site Unha Bonita) e, modéstia a parte, até que fica um servicinho bem feito! 
Mas por mais que eu me esforce, nada se compara ao resultado do trabalho das profissionais e, além disso, passar uma horinha no salão dondocando, cá pra nós, é tudo de bom! Por isso o meu luxo da semana foi visitar um espaço que abriu em São Carlos há pouco tempo: a Esmalteria Carola Monteiro. Passei lá um dia por acaso, para saber como funcionava o espaço, fui bem recebida e resolvi voltar. O que me chamou a atenção é o fato delas não trabalharem com hora marcada. Você tem aquele evento marcado na última hora e suas unhas estão uma droga? Você tinha um compromisso que foi desmarcado e não sabe o que fazer com o tempo que sobrou? Resolveu que quer fazer as unhas mas esqueceu de ligar com antecedência no salão?  A Esmalteria resolve seus problemas: você chega lá, senta na poltrona e sai rapidinho com as unhas tinindo. As meninas são uma simpatia e capricho é palavra de ordem para o acabamento do trabalho. Além disso estão a disposição esmaltes nacionais e importados, para todos os gostos! Eu fui de Vermelho Ivete, um vermelho intenso, bem pigmentado, alegre mas clássico, daqueles pelos quais a gente se apaixona fácil. Eu já corri para comprar o meu! Pena que a foto não faça jus a toda sua beleza!

Quero deixar claro que, pessoinha organizada que sou, ainda curto ter lá na minha agenda um horário com escrito "Manicure" e  também vou continuar fazendo minhas unhas em casa, porque luxo, quando é demais, deixa de ser luxo!
PS: Este post não é um publieditorial!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Acabei de ler: As 100 Melhores Idéias para terminar o dia com a sensação de missão cumprida

Que eu adoro tudo que fala de organização, não é mais segredo. Adoro ler artigos, revistas, livros que tratam do assunto e me esforço para colocar os conselhos em prática. Confesso que várias vezes me deparei com artigos cansativos, que mais complicavam que facilitavam e acabei abandonando a leitura porque começar a organização era mais complexo que burocracia de cartório. Mas eis que um dia, fuçando na sessão de livros de uma famosa loja on-line o site, muito esperto, colocou esse livrinho na lista de sugestões e o título me chamou muito a atenção: foi impossível resistir e acabei comprando "As 100 Melhores Idéias para terminar o dia com a sensação de missão cumprida" de Richard Templar.


Como o título diz, é um livro com 100 dicas sobre como ser mais produtivo e menos frustrado em relação às tarefas do dia-a-dia, tudo escrito de uma maneira muito bem humorada. Além de ter um tamanho muito interessante (de bolso), a publicação se organiza muito mais como uma série de conselhos que não necessariamente precisam ser lidos na ordem apresentada na impressão, mas podem ser consultados abrindo o livro ao acaso ou consultando o índice e indo direto para a página que interessa. Nada de neuras nem de obrigações, apenas dicas simples que, exatamente por sua simplicidade, são fáceis de pôr em prática e que têm certamente mais chances de dar certo do que aqueles métodos super-ultra-mega complicados que precisam de um manual para serem implementados.

Do livro: "Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode, provavelmente está certo" (Henry Ford)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um Luxo por Semana

Eu amo conhecer lugares novos e quando se fala em lugares novos logo o pensamento cai no tópico viagens: lugares lindos, culturas diferentes, novos sabores, pessoas novas. Viajo mentalmente pensando em todos os lugares que ainda quero visitar nesse imenso Brasil, sonho poder ir para a Europa e visitar todo o Velho Continente, de Portugal à Russia... (suspiro). Só que ultimamente tem ficado meio fora de alcance fazer grandes passeios, primeiro porque uma criança de um aninho em casa tem exigências que acabam anulando vontades adultas (o que não é ruim, esclareço) e segundo porque viajar custa, às vezes bastante (isso sim é ruim!). Esses dois fatores, somados, acabavam dando um resultado frustrante e eu ficava sempre pensando "Poxa, mas vou ter que esperar tanto e economizar bastante para fazer AQUELA viagem? E enquanto isso? Nada de passeios, férias, diversão?". Pois bem: pensei, pensei, pensei e elaborei a hipótese de que podemos organizar as coisas de modo a economizar para realizar o grande sonho ao mesmo tempo que vivemos pequenos prazeres. Será?
Para provar a minha hipótese, propus a mim mesma um projeto: Um Luxo por Semana. A ideia é desfrutar de pequenos prazeres e conhecer coisas novas e isso é bem abrangente: pode ser um passeio curto em algum lugar pertinho, pode ser conhecer aquele novo restaurante por quilo que abriu na esquina, pode ser uma ida a um novo salão de beleza para fazer as unhas, pode ser provar um doce diferente daquele que sempre peço. Enfim, a proposta é fazer algo diferente uma vez por semana, com o marido, com a filhota, com as amigas ou sozinha. Pode ser de graça, pode ser baratinho ou pode ser barateado com a ajuda de algum site de compras coletivas, porque não? O desafio é colocar a cabeça para trabalhar e parar de dizer "na cidade não tem nada de bom para fazer" ou "tudo é muito caro". É encontrar luxo nas pequenas coisas, encontrar novos olhares, novas cores, novas perspectivas, novas maneiras de relaxar e ainda assim conseguir fazer a tal viagem do começo do post.  
Já tenho em mente uma listinha com alguns lugares onde pretendo ir e coisas que pretendo fazer e quero colocar o projeto em prática o mais rápido possível. E a cada etapa registrar tudo aqui no blog, claro! 

terça-feira, 2 de julho de 2013

O Tempo

Estou mais ausente do blog do que eu gostaria. Muito mais. Mas muito mais MESMO. As idéias para novos posts pipocam na minha mente, a ponto de visualizar a foto que quero tirar para ilustrar o post e de falar em voz alta as frases que eu quero escrever. Aí ou eu não estou usando o computador, ou não tenho um caderno perto, ou escrevi o texto e não consegui tirar a foto, ou tirei a foto mas nada de texto. Faltou-me tempo. 
Tempo. Sempre ele. Foi e continua sendo tema de debates, filmes, músicas, filosofias: sua relatividade, sua necessidade, seu preço. Pois eu também venho pensando muito a respeito dele e a frase que não me sai da cabeça é a que ecoa no cérebro de muita gente: eu não tenho tempo.  Pensar tanto nessa frase me levou a fazer perguntas óbvias:
"Como fazer as coisas em menos tempo?"
"Como dar conta de fazer tudo o que eu tenho para fazer no tempo que eu tenho disponível?"
"Como posso ganhar mais tempo no meu dia-a-dia?"
Buscar essas repostas só me fizeram entrar num processo louco de tentar fazer as coisas com o cronômetro do lado, como um corredor que precisa desesperadamente diminuir o seu tempo para bater o recorde mundial. Pra? Pra encaixar mais coisas ainda para fazer na minha rotina já cheia de tarefas o que não necessariamente significa que consigo fazer tudo aquilo que realmente preciso.
Pode isso? Não, não pode!
Então a pergunta mudou: o que eu faço com o meu tempo? Analisei muito criticamente tudo aquilo que faço durante o dia e a maneira como faço as coisas, a quantidade de tarefas inúteis que invento de fazer, o tempo que perco arrumando coisas que deveriam estar organizadas. Sim, porque organização e arrumação são duas coisas bem distintas. Segundo Thais Godinho, do blog Vida Organizada, "Organizar é encontrar soluções, não arrumar. A gente arruma quando já pensou na organização e deixou tudo pronto para arrumar no dia a dia". Pois bem. Eu achava que estava organizando, quando na verdade estava apenas arrumando. E bagunçando. E arrumando de novo. Isso sim me faz perder tempo! Sobra-me menos tempo para fazer o meu trabalho, menos tempo para curtir minha família, menos tempo para cuidar de mim e menos tempo para cuidar do blog! A dupla bagunça-arruma é apenas uma das ladras do meu precioso tempo, talvez a maior delas. Há outras que, tenho certeza, ainda vou identificar e que pretendo exterminar sem dó nem piedade.
E como toda caminhada começa com um primeiro passo, aproveitando que hoje é o segundo dia do novo semestre (tem gente que faz resoluções de Ano Novo e tem gente que faz resoluções de Semestre Novo, oras! Ou só eu??) prometo gastar o meu tempo com as coisas que realmente são importantes para mim e que podem fazer diferença na minha vida e quem sabe, na vida de outras pessoas. Dizem que promessa de Ano Novo ninguém cumpre. Alguém já tem alguma estatística sobre promessas de Semestre Novo??