domingo, 31 de março de 2013

Almoço de Páscoa em família


Almoço com convidados me causava sempre uma certa agonia. Eu passava horas na cozinha tentando preparar aquela receita, parte integrante daquele menu interminável que eu havia passado uma semana bolando. As visitas invariavelmente chegavam em casa enquanto eu estava tomando banho, ou pior, enquanto eu estava terminando de arrumar a mesa ou de preparar a comida, antes mesmo de ir tomar banho. Aí eu ia correndo tentar melhorar a minha aparência e finalmente sentávamos à mesa. O resultado de horas de trabalho era geralmente decepcionante, pelo menos para mim, que esperava aquele resultado fabuloso. Desde que me casei esse sempre foi um dos meus desafios: organizar um almoço festivo prático, que não me custasse horas intermináveis na cozinha e que resultasse em pratos saborosos. Hoje, Páscoa, consegui! Finalmente um almoço em família sossegado, sem estresse (ou quase) e um resultado que me deixou satisfeita. O cardápio foi simples, mas de efeito, baseado em receitas que não tem erro!
O prato principal foi uma picanha suína com molho de jabuticabas, receita livremente adaptada do livreto especial de Natal Ceia de Natal – Grandes Chefs Sesi (2009), que transcrevo porque vale muito a pena compartilhar uma receita tão fácil.
O acompanhamento ficou por conta de batatas com manteiga de alecrim, brócolis e cebolinhas assadas. As receitas do brócolis assado e da cebola assada são da querida Rita Lobo, chef de mão cheia, mulher linda e autora de vários livros recheados de receitas que funcionam de verdade! Mas isso é assunto para outro post....
Ah! O brócolis é daqui e a cebola daqui

FILET MIGNON SUÍNO COM MOLHO DE JABUTICABA

(transcrevo a receita original, indicando as adaptações que fiz)
Ingredientes
1 Kg de filet mignon suíno (eu usei picanha suína porque não achei o filet)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar*
½ xícara (chá) de água*
300g de jabuticaba*
*Eu substitui as frutas e o açúcar por aproximadamente 1 xícara de geleia de jabuticaba. Geleia de amora também funciona maravilhosamente bem.
Modo de preparo
1. Tempere o filet com sal e pimenta do reino. Frite-os com azeite na frigideira por 12 minutos. Reserve.
2.  Na mesma frigideira acrescente a manteiga, a água, as jabuticabas e o açúcar. Se usar a geleia, a hora de acrescentá-la é agora e aí é só pular para o passo 5.
3. Amasse as jabuticabas e deixe ferver tudo por 10 minutos.
4. Retire do fogo e peneire o molho das jabuticabas.
5. Retorne o molho ao fogo e cozinhe até obter textura cremosa.
6. Sirva o filet com o molho de jabuticabas.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Vida Precisa


Vida precisa? Vida precisa de cores vibrantes, neutras, pastéis, neon, e precisa do branco e do preto também.  Vida precisa de músicas boas, daquelas que despertam boas lembranças, bons sentimentos. Vida precisa de lápis, aquarela, guache, óleo, carvão, mármore, madeira, pedra-sabão e galho de árvore. Vida precisa de bons livros, que levem pela mão para um mundo desconhecido ou por um mundo conhecido, mas visto de um jeito novo. Vida precisa de bons filmes, com bons roteiros, boa fotografia, boa trilha sonora. Vida precisa de humor, tirinhas, tiradas, piadas e surtos. Vida precisa de sabores, sabores de uma cozinha recheada de carinho. Vida precisa dos cinco sentidos, trabalhando juntos, separados, misturados, isolados. Vida precisa de um espaço bom para se instalar, aconchegante, funcional, na medida para ela e, porque não, bonito também. Vida precisa de glamour, porque sem excessos não faz mal a ninguém. Vida precisa de regras, de listas, organizadas, bagunçadas, organizadamente bagunçadas ou bagunçadamente organizadas. Vida também precisa de um pouquinho de lama, o suficiente para lembrar o valor da água cristalina. Vida precisa de tudo isso e de tudo mais que nela couber.