sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Acabei de Ler: Não sei como ela consegue

Tenho uma lista de divas e entre elas está a belíssima Sarah Jessica Parker  e tudo o que ela faz me interessa, mesmo que seja para dizer que não gostei. Vi há um bom tempo que havia sido lançado um filme chamado Não Sei como Ela Consegue, protagonizado pela diva loirissima e numa rápida pesquisa na internet a respeito do filme, descobri que ele havia sido inspirado na obra da inglesa Allison Pearson. Viva! Filme com S.J.P. + livro são para mim uma combinação perfeita e tratei logo de comprar o meu exemplar, esperando pelo momento em que conseguiria ver o filme. Esse momento estava demorando demais para chegar então resolvi encarar a leitura antes.
O livro foi editado pela Rocco em 2003 e a sua impressão em papel branco não é das minhas preferidas, assim como a sua diagramação.


Eu achei que sua leitura seria light, engraçada, leve, mas não foi bem assim. Logo na capa, o subtítulo dá uma noção do conteúdo: "Uma comédia sobre o fracasso, uma tragédia sobre o sucesso" e a leitura me surpreendeu bastante. Eu sou mãe há apenas 13 meses, sou multifuncional, trabalho o dia inteiro, ADORO meu trabalho, mas também AMO minha família e quando minha pequena nasceu, apesar de ter certeza mais que absoluta que eu queria continuar trabalhando, pensei muito a respeito de como não ser uma mãe ausente. Talvez por isso a leitura desse livro tenha sido tão difícil para mim. 
O livro é escrito em primeira pessoa, todo contado através das palavras da protagonista Kate Reddy, o protótipo da mulher contemporânea, que tem dois filhos pequenos, um marido, um emprego que ela adora e uma dificuldade enorme em distribuir o seu tempo de maneira justa e proporcional entre todos esses elementos de sua vida. Claro que essa fórmula de "mulher-que-carrega-o-mundo-nas-costas" só poderia dar em algumas - várias - perdas no meio do caminho e isso é bem angustiante em alguns momentos do livro, porque é como se a gente visse a vida dela - apesar dela estar contando - de longe, fazendo com que fique fácil perceber de antemão as consequências de suas atitudes. Várias vezes senti vontade de pegar a protagonista pelos ombros, dar-lhe uma sacudida e gritar: "Você não está vendo o que está fazendo com seu marido e seus filhos??!!!". Em outros momentos a vontade é de abraçá-la e confortá-la, porque apesar de ser divertida e engraçadamente desastrada, ela também precisa de colo.
Não posso contar mais porque senão vou bancar a estraga-leitura, mas posso garantir que a vida sempre dá muitas voltas e com a Kate não vai ser diferente!



4 comentários:

  1. Olha só! Não é que fiquei com vontade de ler o livro!!! Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Olha que eu tambémmmmmmmmm Nora voce escreve muito bem viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Su! Fico muito feliz com a sua presença aqui ni blog!! Beijos

      Excluir